27/11/13

Organizar o Natal




Primeiro passo para um Natal organizado, e porque esta cabeça já não é o que era, é anotar todos os preparativos para o que se pretende fazer.

Inspirada por alguns blogs de organização americanos aqui fica o meu dossier de organização do Natal. A minha ideia é que este seja o primeiro de muitos anos que passamos lá em casa. Como a casa não é grande convém ter tudo o mais organizado possível para que se torne um serão agradável para todos.


Com um grupo alargado de pessoas de diversas idades e com a ideia de actividades próprias para o L. e o M. também achei que devia começar já a pensar no que fazer quando estivermos juntos. Deixar ao acaso pode até correr muito bem mas, também pode não favorecer a harmonia e a celebração da amizade que pretendo conseguir.

Além disso, também gostei da ideia de começar a pensar com antecedência no que vamos comer nesse dia (o bacalhau com batatas está garantido mas as sobremesas e um segundo prato podem variar). Bem, como saber o que os convidados vão trazer para não haver duplicação. A lista das prendas é algo que faço desde sempre mas achei piada dar-lhe o mesmo desenho das outras páginas. Também costumo ir anotando ao longo do ano ideias de presentes para dar consoante os gostos das pessoas. Uma inovação importante é registar o que de melhor (ou pior) vai acontecer de forma a podermos repetir, ou não, em anos futuros.

Entre o que está planeado para fazer em Dezembro com o L. e o M. destaca-se  o Calendário do Advento. Decidi fazer um calendário com actividades mas falarei nisso quando o fizer e fotografar. Já pensei numa série de actividades mas os dias em que cada uma será feita só será decidido nos dias antes para as podermos ir adaptando à nossa rotina. 

Para a noite de Natal ainda estão em estudo mais actividades, até porque não sabemos até que horas o L. e o M. se aguentarão em pé. Mas prevejo que vão incluir muita musica e cantoria. Vi um livro à venda das Edições Convite à Música que me pareceu bem giro (se alguém conhecer e puder dar uma opinião agradeço que deixe um comentário). Para os adultos pensei num jogo de adivinhas e provérbios de Natal.
Claro que tudo isto vai ser necessariamente flexível e depender do espírito dos convivas. E ainda pedi sugestões a quem vem sobre como gostaria de passar a noite. No fundo este meu dossier organizador é apenas um ponto de partida e ficaria muito contente de lhe poder acrescentar mais ideias e projectos para fazer.

Para alguns isto é organização a mais. Para mim foi um divertimento andar a pensar em toda a informação que gostaria de incluir e nas actividades que gostaria de realizar para tornar esta época memorável para miúdos e graúdos. É das melhores recordações que tenho da minha infância. A família toda reunida em torno de um mesa farta, a casa toda decorada com fitas e bolas mas também com o tradicional presépio para o qual uns dias antes tínhamos andado a apanhar musgo e a arranjar bocadinhos de espelho para fazer os lagos. Acho que nos divertíamos tanto a montá-lo como no dia a olhar para ele cheio de luzinhas a brilhar.

E havia ainda a excitação de esperar que chegasse a meia noite para se ir abrir as prendas. Durante um tempo ainda havia alguém que se vestia de Pai Natal e aparecia à porta a essa hora mas depois passámos a ver as prendas debaixo da árvore e era um dos adultos que distribuía. Com o tempo, e todos já mais crescidos, a curiosidade era mais que muita e passou-se a abrir logo a seguir ao jantar.

Também recordo que por volta das 23h lá íamos nós à Missa do Galo onde havia um presépio vivo. Durante um ano ou dois cheguei mesmo a ser uma camponesa nesse dito presépio. Mas hoje em dia acho que a Missa já não tem o presépio e acho uma pena.

É por ter tão boas recordações desta época que gostava que os meus filhos também as tivessem. Não resisti a incluir uma página para escreverem a carta ao Pai Natal, actualmente ainda são muito pequeninos, mas calculo que no futuro de certeza que não deixará de fazer parte dos planos deles para esta época.

Como é a primeira vez que vão passar este período na creche estou curiosa para ver as actividades que vão ter lá. Já sabemos que vai haver festa de Natal e já estamos incumbidos de fazer fitas para a árvore da escola e de fazer uma árvore para um concurso de Árvores de Natal.

Tudo isto dá bastante trabalho e consome tempo mas ver os sorrisos nas caras deles vai compensar tudo isso.

O dossier tem mais umas quantas páginas mas este texto já vai longo e acho que já perceberam a ideia. Os desenhos que decoram as páginas são feitos por esta talentosa menina - ANA LUA. Espreitem a página dela porque vale a pena!


Sem comentários:

Enviar um comentário