12/06/12

Staycation - Férias em Casa - Mafra

O The Busy Woman and The Stripy Cat é um dos blogs que mais gosto de ler no que toca à organização da casa e a descomplicar o nosso estilo de vida. Um destes dias a Rita teve mais outra boa ideia, trocar sugestões sobre o que ver na nossa zona. Podemos viajar cá dentro continuando a ver coisas bonitas sem gastar tanto dinheiro.

Desde que a dupla nasceu que venho dizendo que gostava de lhes mostrar primeiro Portugal de lés a lés e por isso sugestões do que visitar noutras zonas do país vêem mesmo a calhar. Deixo aqui o meu contributo!
***


Em Mafra o monumento mais importante a visitar é mesmo o Convento de Mafra. Mandado construir por D. João V no inicio do século XVIII, devido a um voto feito desejando ter um filho é uma das principais obras do barroco em Portugal, e divide-se em Convento, Palácio e Basilica. O convento foi habitado por monges franciscanos durante muitos anos e o Palácio foi residência oficial dos Reis de Portugal até ao final da monarquia. Aliás foi aqui que D. Manuel II passou a ultima noite antes de deixar o país em 1910.
A visita convém ser feita da parte da manhã porque um dos pontos de interesse é a biblioteca que não tem luz eléctrica e se vê melhor nessa altura.


Ainda na vila pode fazer o percurso da Rota do Património e são motivos de interesse o Museu Municipal Prof. Raul de Almeida com peças de carácter etnográfico e antropológico, o Complexo Cultural da Quinta da Raposa que alberga o Museu Soares Franco e um pólo de arqueologia, o Jardim do Cerco e a Igreja de Santo André.

 Nas imediações pode fazer-se o percurso dos Fortes que fazem parte da Rota Histórica das Linhas de Torres assim como visitar a Aldeia Museu de José Franco, onde se pode ver uma aldeia saloia em miniatura, visitar um pequeno moinho, comprar a cerâmica tipica da região ou comer pão acabado de fazer, a Tapada de Mafra onde se podem fazer passeios pedestres ou fazer uma viagem de comboio pelo parque para se verem os veados, os javalis, etc e o Centro de Recuperação do Lobo Ibérico. Estas 3 ultimas sugestões são óptimas para se visitarem com crianças.

É bom não esquecer também que no concelho se encontra a vila da Ericeira, sempre interessante de visitar e com boas praias, algumas das quais estão agora candidatas às 7 Maravilhas - Praias de Portugal e que foi considerada Reserva Mundial de Surf.

Podem encontrar mais informações de carácter turistico desta zona neste blog Mafra Turística.

Deixo ainda uma sugestão para uma visita, de 13 a 15 de Julho vai decorrer no Jardim do Cerco o 2º Festival do Pão com artesanato, tasquinhas, animação histórica, e outras actividades...

***

Podem ver outras sugestões de férias em Portugal no The Busy Woman and The Stripy Cat

4 comentários:

  1. We're going to Portugal on holiday in July and you've given me some ideas. Thanks Ana! It's been years since the last time I visited Mafra and I'm pretty upset that I won't be there in time for the Bread Festival. :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Glad you enjoyed it Leya! Pity about the festival, we could have met there :-)

      Eliminar